segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Um crítico feroz


Todos querem ser lembrados por seus acertos, mas quantos de nós fixamos o olhar nos erros dos outros?

Há os generosos, os que fazem uma análise mais precisa do contexto, do cenário, e trazem em si aquela capacidade linda de guardar na memória as coisas boas das pessoas, nutrindo inclusive, muitas vezes, uma profunda gratidão por elas.

Mas há os críticos, críticos ferozes, que você investe dias, anos dando seu melhor, partilhando infinitos momentos de felicidade, e num mínimo deslize seu estão lá, prontos para descartarem toooodos aqueles anos e ficarem com aquele ínfimo segundo de erro.

Pergunto-me como nos tornamos assim, tão cruéis? Ou tão rasos nos relacionamentos... Onde aprendemos a descartar as pessoas com tanta naturalidade? 

Não consigo compreender essa cultura do descartável. Não me serve, começou a dar trabalho, errou, joga fora e "compra" outro.

Fico pensando: que tristeza! Essas pessoas nunca saberão o prazer e a alegria absurda de olhar para uma amizade de 20 anos e pensar "já vivemos todas as estações possíveis juntas! Inverno, verão, outono, e muitas primaveras!".

Pessoas maduras aprendem a fixar-se no que valeu a pena. Chega um tempo na vida que a gente não tem mais memória pra tanta coisa (eu que o diga kkkkkk) e precisamos escolher o que guardar ou não conosco. Aí essas pessoas escolhem ficar com o que foi bom, com a parte boa das coisas, das pessoas, e aprendem com uma delicadeza (e até fineza) a abstrair o que não está tão alinhado; não de forma infantil e amadora, ao contrário, reconhecem o estrago do inverno, mas não conseguem esquecer as alegrias e aprendizados das demais estações.

As outras, tão críticas, ocupam-se tanto com o desconforto do inverno que até esquecem que ele passa rápido, e que é só 1 de 4 estações tão especiais que todo relacionamento pode promover.

Quantos invernos já causei? Zilhares! Sem duvida! Mas sei que também já promovi muito riso, alegria, flores, mudanças, e coisas boas. Quero que guardem meu melhor, mas e eu?! Tenho guardado o melhor das pessoas? 🤔

Nenhum comentário:

Postar um comentário